sábado, 19 de março de 2011

Água – O PLANETA TEM SEDE DE PRESERVAÇÃO

Fonte: revista Help.com – meio ambiente

O planeta terra é composto de mais de 2/3 de água. São oceanos, rios, lagos, só que a maioria dessa água é inadequada para consumo humano.
Um pequeno resumo: 71% da superfície do planeta terra é coberta de água, mas deste numero apenas 0,63% é feito de água doce, ou seja, ideal para consumo humano. Junte a isso dezenas de fatores como: poluição dos rios falta de saneamento básico, despejo desordenado de materias químicos em rios de lagoas e vemos que esse número, que já é baixo, pode cair consideravelmente.
SOLUÇÕES SIMPLES QUE PODEM PARTIR DE VOCÊ
Como você viu, apesar de abundante, a água potável é um recurso escasso. Alguns pesquisadores afirmam que em um futuro muito próximo ela vai ser tão ou mais cara que o próprio petróleo. Por isso alguns gestos que você faz em casa e no trabalho podem ser decisivos pra ajudar na economia de água e principalmente dinheiro.
No Banheiro
O banheiro é o lugar que mais se consome água. Por isso, ele merece atenção redobrada para que sua economia seja eficiente:
a) Evite deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. Abra a torneira somente na hora do enxague.
b) Mantenha a válvula da privada regularmente e evite aperta-la desnecessariamente. Outra dica é não jogar papéis, plásticos ou absorventes no vaso sanitário, além de entupir os canos o lixo pode causar contaminação nos rios onde o esgoto é desovado.
c) Não tome banhos demorados. Um banho adequado para uma boa higiene dura até seis minutos.
Na casa
a) Ligue a máquina de lavar apenas uma vez na semana. Use-a na capacidade máxima, evite liga-la para apenas lavar uma blusinha, por exemplo.
b) Quando for lavar suas roupas na mão, não use sabão em excesso. Isso evita um maior número de enxágue e maior desperdício de água.
c) Ao lavar o seu carro use o balde ao invés da mangueira. Para lavar o piso ou calçada a dica é a mesma: use uma vassoura e quando necessário use um balde ao final.
d) Ao lavar a louça só deixar a torneira aberta na hora de enxaguá-la.
Essas dicas vão ajudar você a fazer com que a Terra continue sendo chamada de planeta água.