sábado, 4 de dezembro de 2010











Graças a certos aparelhinhos que funcionam como acessórios inteligentes, pode-se economizar nas contas sem que isso resulte em mudanças drásticas nos hábitos da família. Eles cumprem a função de diminuir os gastos desnecessários. Com a ajuda de especialistas, VEJA selecionou seis produtos eficientes para seu bolso a longo prazo, para a conservação do planeta e, não menos relevante, para a manutenção das suas cordas vocais.


INTERRUPTORES QUE REGULAM INTENSIDADE DE LUZ

O que fazem: também chamados de dimmers, esses interruptores permitem ao morador controlar a intensidade de luminosidade da lâmpada. A diminuição em 20% da intensidade de luz é quase imperceptível ao olho humano e já resulta em economia.


Economia: "Manter a lâmpada acesa com 80% de sua capacidade reduz em 30% os gastos com iluminação e pode dobrar o tempo de vida útil da lâmpada", diz o engenheiro elétrico Pedro Braida Neto Redução na conta mensal com seis lâmpadas reguladas por dimmer: 9 reais.


Preço: a partir de 30 reais.



FILTRO DE LINHA ELÉTRICA


O que faz: ao ser conectado via USB ao computador, o filtro corta o fornecimento de energia aos equipamentos eletrônicos periféricos, como impressora, caixas de som e monitor, assim que o computador é desligado.



Economia: o aparelho evita que os acessórios consumam 9,2 kWh por mês quando ligados ininterruptamente em modo stand by Redução na conta mensal: 4 reais, considerando o uso de duas horas por dia do computador e demais acessórios.


Preço: 29,10 dólares (na Amazon).


REGULADOR DE VAZÃO DO CHUVEIRO


O que faz: o registro permite que a pessoa controle a intensidade do jato da ducha (não tem a ver com a regulagem obtida com as torneiras).



Economia: um chuveiro convencional gasta, em média, 20 litros por minuto. Com o regulador, esse volume pode ser ajustado para um fluxo de 8, 14 e 16 litros, sem que seu banho se torne menos agradável Redução na conta mensal: de 27 a 34 reais.



Preço: de 75 a 90 reais.



AREJADOR DE TORNEIRAS


O que faz: mistura ar à água, causando a sensação de maior volume. Com o arejador, o jato de água sai da torneira em forma de "chuveirinho".



Economia: entre 57% e 76%. Enquanto uma torneira convencional usa de 14 a 25 litros de água por minuto, com o arejador o consumo cai para 6 litros Redução na conta mensal: de 22 a 30 reais


Preço: de 28 a 35 reais



VÁLVULA DE DESCARGA COM ACIONAMENTO DUPLO


O que faz: as válvulas mais modernas têm duas teclas de acionamento. A destinada à remoção de resíduos sólidos usa 6 litros de água por descarga; a de resíduos líquidos, apenas 3.


Economia: como um equipamento convencional usa de 10 a 12 litros de água por descarga, a substituição causa uma economia de 40% a 50% no fim do mês Redução na conta mensal: de 9 a 11 reais.


Preço: de 85 a 171 reais (válvula); de 250 a 2 600 reais (bacia com caixa acoplada).


FILTRO DE LINHA ELÉTRICA COM SENSOR DE PRESENÇA

O que faz: um sensor eletrônico bloqueia a energia de até seis aparelhos em stand by ao detectar a ausência de movimento no ambiente. O período para que os equipamentos sejam automaticamente desligados pode ser regulado entre trinta segundos e trinta minutos.

Economia: o filtro pode representar um corte de 5% na conta de luz, considerando o consumo médio de 157 kWh por mês das residências brasileiras, segundo o Ministério de Minas e Energia Redução na conta mensal: 4 reais, prevendo-se o uso de duas horas por dia do computador, som, TV e demais acessórios.


Preço: 91,25 dólares (no site energyfederation.org).


VEJA TAMBÉM:

Ecológico e econômico: O modelo W+W integra cuba de pia e vaso sanitário em uma única peça. A criação dos designers italianos Gabriele e Oscar Buratti reduz o desperdício de água - porque a água usada para lavar as mãos é aproveitada para dar descarga.


Como funciona: toda a água utilizada no lavatório escorre para a caixa de descarga. A válvula tem duas teclas de acionamento: uma para 3 (resíduos líquidos) e outra para 6 litros (resíduos sólidos) .


Preço: 14 000 reais.


*Outras fontes consultadas: os engenheiros Paulo Costa, diretor comercial da consultoria H2C, e Paulo Milano, diretor da Siclo Consultoria; o administrador Ronaldo Gonçalves, da Sabesp; Eletropaulo; Eletrobras; Agência Nacional de Energia Elétrica; a loja de materiais de construção C&C; e as empresas Schneider Electric, Legrand, Deca, Docol, Draco, Roca e Z Wave.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/economia-energia-ajuda-financeira-planeta-melhor-veja-603053.shtml

domingo, 28 de novembro de 2010

Quem é voce secretária?

É a profissional que vai assessorar outros profissionais em diversos serviços administrativos. Ela tem com uma de suas funções, criar uma infra-estrutura para apoio de seu gerente, chefe e/ou superiores, possam desenvolver suas tarefas diárias da melhor forma possível.

Suas características básicas:
Precisa constantemente se reciclar para o bom desempenho de suas funções, ter paciência, ser idônea, ter discernimento, ter iniciativa, decisão, organização e principalmente ética profissional.
Se você reúne todas essas características poderá ser um profissional eficiente.
Antes da globalização suas funções se resumiam em de assistentes ou auxiliares, para atender telefone, organizavam arquivos, cuidar de agendas e tal. Porém novos conceitos corporativos foram agregados a esta profissão, como secretária seja ela executiva ou não, tem um papel de liderança abaixo do seu superior. Ela participa de reuniões, organiza a vida profissional do executivo, diretor ou gerente, faz contato com clientes e posso dizer que tem que dominar os assuntos comerciais tanto quanto seu superior quem sabe até mais que ele.

QUEM PRECISA SABER MAIS O EXECUTIVO OU A SECRETÁRIA? Uma boa secretária precisa ser multifuncional, que tem o poder de executar tarefas diversas e conhecer todos os setores internos da empresa, garantindo um bom desempenho em suas funções, pois lhe dará o credito de conhecer a empresa e seus setores. Um executivo e sua secretária, formam uma dupla no trabalho. Em alguns países da Europa e da América do Norte o treinamento desta dupla e junto, para o desenvolvimento e planejamento empresarial. Com essa evolução de pensamento executivo em empresas de grande porte, a função de secretária vem cada vez mais se destacando, se fazendo necessário treinamento nas áreas de trabalho comuns com o executivo. Mas se sua empresa ainda não aderiu estes novos moldes executivos, busque treinamento e reciclagem fora, caso ainda não esteja ativa no mercado, procure se atualizar ao máximo se preparando para competir no mercado de trabalho, pois sendo a secretária a pessoa de ligação direta ao superior da empresa, naturalmente deverá obter um grande conhecimento do trabalho desempenhado pelo executivo, dará uma enorme base e saberá delegar tarefas caso haja um novo planejamento ou implantação e execução de novas idéias.