sexta-feira, 13 de junho de 2014

Piscinas Ecológicas

Conheça os modelos de piscina que são ecologicamente corretas e de manutenção zero. 


O importante de uma piscina ecológica é o fato de não ter grandes dificuldades para a sua construção e os custos são bem mais abaixo de uma tradicional, o importante de uma construção desse nível é que vai te proporcionar uma manutenção quase que zero, haverá uma integração muito mais significativa na paisagem, no comportamento da fauna e flora e no tratamento das águas.

As primeiras piscinas ecológicas foram feitas na Áustria e na Alemanha e estão se tornando cada vez mais difundidas e projetadas, tendo em alguns países piscinas ecológicas públicas comportando de 300 a 500 pessoas dia, sem que tenha havido problemas constatados pela vigilância sanitária.
Pode-se dizer que uma piscina ecológica é como se fosse um lago natural, usando a natureza para que recrie os ambientes, proporcionando banhos em águas límpidas, havendo a preocupação com a poluição ou produtos químicos, que são necessários em piscinas convencionais.
Só que a aceitação não é tão fácil assim, para uma mudança tão radical, para uma piscina ecológica, as questões que surgem são as seguintes, até que ponto a natureza é capaz de fazer sozinha o que toda tecnologia faz sendo que essas piscinas representam tecnologia limpa com funções lúdicas, com paisagismo que contribuem para uma saúde mental  para quem delas se utilizam?

No entanto as piscinas ecológicas são inofensivas para com a pele, olhos e cabelos, de quem dela faz uso, contribuem para a manutenção de uma boa biodiversidade, onde ao criar condições de um micro ecossistema que será utilizável por fauna palustre, anfíbios e répteis, contribuindo ainda para a disseminação  de melgas e mosquitos, porque a água contém uma quantidade enorme de oxigênio e devido à presença de predadores, tem baixo custo energético.
Sua manutenção é de corte das plantas secas nas margens, remoção de folhas mortas, permitindo a integração paisagística entre a piscina, a casa de habitação e a própria paisagem. O preço de uma piscina ecológica ainda é caro, na Espanha o preço varia entre 7 e o 8 mil euros, enquanto no Brasil, as poucas empresas com experiência cobram mais de 14 mil para a realização deste projeto.