domingo, 3 de abril de 2011

TERRA EM MOVIMENTO!

TERRA EM MOVIMENTO!

Erosão - Ações do Homem que Apressam a Erosão.

Desmatamento, que desprotege o solo da chuva, técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para darem lugar a áreas plantadas, modificam a estrutura do solo.
No Brasil, o proncipal agente erosivo nas cidades é a água de escoamento superficial associada a chuvas torrenciais.
A construção de favelas em encostas, além de desflorestar, provoca a erosão acelerada devido ao declive do terreno.

O FENÔMENO:

O fenômeno destrói as estruturas que compõem o solo. Esses componentes são transportados para as partes mais baixas dos relevos e assoream os cursos d'agua.
Em solos cobertos por florestas, a erosão é muito pequena, sendo um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as florestas, para ocupação e deixa o solo exposto. Assim a erosão torna-se severa pode levar à desertificação e a fragilidade das das encostas. Uma vez que a rocha é quebrada por degradação, os pequenos pedaços podem ser movidos por meio da água, do gelo, do vento ou da gravidade. Esse moviemnto é erosão.

Tipos de Erosão:

Por Gravidade:

Deslize em uma montanha quando a água debilita o solo. É o movimento de rochas e sedimentos montanha a baixo principalmente devido a força da gravidade.

Pliviais:

Provocada pela retirada de material da parte superficial do solo por águas da chuva. a achão é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido de vegetação.

Eólica:

Ocorre quando o vento transporta partículas diminutas que se chocam contra rochas e se dividem em mais partículas que se chocam contra outras rochas. Podem ser vistas nos desertos, na forma de dunas e de montanhas retangulares ou em zonas relativamente secas.

Marinha:

O quebrar das ondas causam erosão com o tempo. A erosão marinha atua sobre o litoral modelando-0. Deve-se fundamentalmente a ação de: ondas, correntes e marés.

Química:

Envolve todos os processos químicos que ocorrem nas rochas. Há intervenção de fatores como calor, frio, água, compostos biológicos e reações químicas da água nas rochas. Esse tipo de erosão depende do clima.

Glacial:
As geleiras deslocam-se lentamente, no sentido descendente, provocando erosão e sedimentação glacial. Ao longo dos anos o gleo pode desaparecer das geleiras, deixando um vale em forma de "U" ou um fiorde se juntando ao mar.

Exemplo de Erosão:
No Arpoador, Zona Sul do Rio de Janeiro esse fenômeno tem sido responsável pela variação cíclica da largura da faixa de areia da praia.
As boçorocas - Sulcos que se aprofundam a tal ponto que atingem o lençol freático - tornam-se áreas de despejo de lixo transformando-se em focos de doenças.

Fonte: JORNAL O DIA - 17/01/2010