quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conar pune peças 'sustentáveis'

Na semana da Rio+20, órgão decidiu pela alteração de campanha da Tim e do Polo Industrial de Manaus; mais oito campanhas, sem relação com o tema, foram condenadas

Eduardo Duarte Zanelato| »
15 de Junho de 2012    

Em reunião plenária realizada na manhã de quarta-feira, 14, o Conar julgou – e pediu alteração – de duas campanhas que tem a sustentabilidade como mote. As decisões acontecem, coincidentemente, na semana em que o Brasil recebe a conferência mundial Rio+20, sobre meio ambiente.


Uma das campanhas é do Polo Industrial de Manaus (assista abaixo). A outra, da Tim, usa as frases "Sustentabilidade. É a Tim e o planeta em busca do equilíbrio". Ambas tiveram alteração pedida por unanimidade dos membros do Conar, em decisões baseadas nas regras que o órgão definiu em 2011 a respeito de campanhas que adotem a temática ambiental como centro dos anúncios.

Outras oito campanhas foram condenadas na mesma reunião do Conar, nenhuma tendo a sustentabilidade como mote. As sanções variam entre pedido de alteração ou advertência ao anunciante. Foram afetadas quatro empresas de telefonia móvel (Tim, CTBC, Oi e Vivo foram condenadas a alterar suas campanhas), a Fiat (pelo filme de Grand Siena que faz paródia de comerciais de odorizador de ar, que pode ser assistido abaixo), a Skol (que foi advertida por maioria de votos por sua comunicação para a Páscoa) e a marca de vodca Stolichnaya (que, além de advertida, teve de alterar a campanha “Kit vodka Stolichnaya Black”). O jornal Diario de S. Paulo foi o único anunciante condenado a suspender suas peças. A campanha em questão foi “Troca de óleo”.