quarta-feira, 23 de julho de 2014

DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL EM 10 DICAS.

Sabe o que é supereconômico nos dias de hoje? Sustentabilidade é uma dica de ouro na decoração de sua casa e pode acreditar que vai mudar o ambiente completamente.

Olhar ao redor pode ser muito útil na hora de decorar uma casa, aquele objeto que está ali, sem função aparente e classificado como lixo, pode na verdade se transformar em um belo jardim suspenso, numa mesa de canto rústica ou até mesmo um sofá confortável no canto da sala. Tudo pode se transformar depende só da visão e criatividade de quem decora. Com dicas simples e fáceis no reaproveitamento do que iria para o lixo, aí vão dez, para uma decoração sustentável, transformando o ambiente em ecologicamente correto, economizando no bolso, reformando com o que se tem em casa e que provavelmente seria descartado na natureza.  Portanto, de assas a imaginação reutilizando é mudando a cara do seu espaço preferido.

1-      Bobinas de fiação:
Bobinas de enrolar fiação elétrica ficam rusticamente perfeitas como mesinha no jardim ou na varanda da casa. É só colocar a parte plana para cima, lixe a madeira e estará pronto para pintar da cor que mais agradar, ou deixar na madeira crua e ainda, se preferir, envernizar a madeira, dispensa muito trabalho na decoração. A parte de baixo pode ser usada como porta revistas ou colocar uns vasinhos de plantas para ornamentar.


2         – Jardim vertical:
Para os amantes de plantas que vivem em locais de pouco espaço, reservarem um lado da parede da sala ou varanda e algumas garrafas pet’s para construção de um jardim vertical. Junte umas quatro o cinco garrafas pet’s, faça um buraco de um lado da garrafa (especifico para colocar a terra para plantar), e do outro lado, faça vários furinhos, após ter feito isso, coloque terra nas garrafas, prenda-as uma a baixo da outra na parede dando um espaço de uma garrafa para outra, (o suficiente para o que se plantar nas garrafas não fique imprensado), na hora de molhar a planta de cima, a água vai vazar pelo furo na planta q está em baixo.


3         - Mesinha de pneus:
Dois pneus pintados da cor que mais combine com o ambiente, coloque um pneu por cima do outro e escolha um tampo que pode ser de vidro ou de madeira para colocar por cima dos pneus, estes tampos podem ser alguns centímetros maiores que os pneus. Esta mesinha pode ter sua decoração complementada com vasos de plantas ou jarras de flores feitas com lamparinas.


4         – Base de máquina de costura:
O pé de ferro da máquina de costura antiga pode se transformar num banco de jardim. Ajeitando algumas ripas de madeira uma ao lado da outra formando o assento e o encosto de um banco preso ao pé de ferro. Ripas de madeira ou pallet podem ser utilizadas nesta dica, nunca se esquecer de lixar para não arriscar em machucar quem for sentar ali com farpas, quanto à base de ferro, pode ser pintada ou não, isto vai depender da preferência de quem decora.


        5- Mural de recados:
Este mural de recados fica bem interessante quando feito de rolha de vinho, o tamanho do mural vai depender da quantidade de vinho ou outra bebida qualquer que tenha rolhas e que irá montar o encaixe dentro da moldura do quadro velho que se tem em casa. Esse encaixe poderá se fazer usando a simetria ou não, como sempre, tudo depende do estilo e gosto do confeccionador e estará pronto para ornamentar a cozinha colocando os lembretes do dia e não sobrecarregar a geladeira.

6         – Vasinhos para hortaliças:
Separe algumas garrafas pet ou garrafas de vidro (no caso da garrafa de vidro, o ideal e cortar no vidraceiro), corte ao meio e na base da garrafa deixe sempre com água e encaixe a parte de cima da garrafa na base com o gargalo da garrafa para baixo, nesta parte superior coloque terra e plante as hortaliças e a raiz vai sair pelo gargalo da garrafa e vai ficar sempre em contato com a água na parte inferior da garrafa que formou a base. É um ótimo ornamento para por na janela da cozinha.


        7- Sofá de pallet:
Junte algumas caixas de pallet num canto de uma parede e pinte as caixas ou envernize de acordo com o ambiente e na extensão do local reservado para montar o sofá, prenda uma caixa na outra. Em um tecido, de preferência que vá entrar em harmonia com o local, faça almofadões para colocar por cima das caixas, que serão os assentos e mais alguns almofadões que ficarão encostados na parede servindo como encostos para coluna, lembrando sempre de lixar bem a madeira para evitar acidentes.


         8- Sapateira de escada:
Pegue uma escada velha de madeira e cerre do tamanho ideal que encaixe lugar onde será colocado a sapateira, lixe a madeira, pinte, faça pátina ou envernize tudo dependerá do estilo de quem está decorando, depois da escada seca, a sugestão de locais para pendurar é: Atrás da porta do quarto ou em alguma parede que fique no canto do quarto, mas poderá ser harmonizado conforme o tamanho do lugar aí é só encaixar os sapatos nos degraus. Esta ideia pode ser aproveitada também para pendurar echarpes, cintos e colares.

         9- Cano de PVC como organizador:
Pegar um cano de PVC de aproximadamente 8 cm de diâmetro e 30 cm de cumprimento, colocar em posição vertical e repartir ao meio, formando uma meia lua com o cano. Coloque-o na horizontal com a parte arredondada para cima, faça alguns cortes no cano deixando sempre um pedaço de forma que possa encaixar os pratos de pé como se fosse um escorredor de louça, cuidado, se rasgar totalmente o cano, não haverá sustentação para os pratos. Poderá usar o cano como organizador de pratos dentro do guarda louças, ou na pia da cozinha na função de escorredor. Quanto à decoração, os locais de encaixe do prato podem ser vazados, simétrico ou assimétrico.


        10- Castiçal de prendedores de roupa:
Pegue uma lata de salmão vazia e limpa (que servirá de base para o castiçal), e em sua borda cole pregadores de roupa de madeira na posição vertical em toda sua volta, procurando juntar bem para não aparecer à lata, depois de encaixado todos os pregadores, pintar ou passar verniz é uma opção, feito isso, dentro do círculo de pregadores coloque os potinhos de papinha de criança ou qualquer outro vidro pequeno de conserva, a fim da vela acesa não cair ou ficar em contato com a madeira dos pregadores e causar um pequeno incêndio. E está pronto um rústico castiçal para enfeitar a mesa da varanda ou do jardim à noitinha.