sábado, 31 de março de 2012

RIO MAIS 20

Rio sediará a Conferência da ONU para Nações Unidas em 2012 Custódio Coimbra

Conferência Rio+20 terá mais alta prioridade da ONU, diz Ki-moon
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse esta quinta-feira (16), em Brasília, que a conferência sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, que o Brasil sediará no ano que vem, será a prioridade mais importante das Nações Unidas.
A Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será celebrada no Rio de Janeiro de 28 de maio a 6 de junho de 2012, “será a mais importante alta prioridade para as Nações Unidas”, disse Ban Ki-moon durante visita ao Brasil, última escala de um giro por países sul-americanos.
A conferência receberá líderes de todo o mundo para discutir o desenvolvimento sustentável e a economia verde.
“A ONU vem abordando as mudanças climáticas, temos feito um bom progresso, mas não temos sido capazes de conseguir um acordo amplo sobre o tema”, disse Ban.
“O mundo enfrenta insegurança alimentar, insegurança energética, falta d’água, questões que estão interligadas e precisamos unir estes pontos”, acrescentou o chefe das Nações Unidas.
“A ONU não poupará esforços para que a Rio+20 seja um sucesso para a humanidade”, concluiu durante entrevista coletiva conjunta com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota.
O Brasil lançou no início do mês os preparativos para esta reunião de cúpula da ONU, que ocorrerá exatamente 20 anos depois da Cúpula da Terra, que reuniu em 1992, na mesma cidade do Rio de Janeiro, mais de 100 governantes e se encerrou com um plano de ação para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 buscará debater um modelo de economia verde que leve em conta não só o meio ambiente, mas também o desafio da inclusão social e a erradicação da pobreza no mundo. Todos os governantes dos países-membros das Nações Unidas serão convidados, informaram os organizadores. (Fonte: Portal iG)