sábado, 12 de novembro de 2011

Sustentabilidades – Saiba mais sobre a Sustentabilidade na Vida Urbana

Autor: Henrique Carvalho
Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/

A utilização de conceitos de sustentabilidade na vida urbana.

Hoje, com o alto nível de degradação e com a grande produção e acúmulos de resíduos, sejam domésticos ou industriais, tem-se uma grande urgente na aplicação dos conceitos da sustentabilidade para a infra-estrutura urbana. As preocupações como as buscas por fontes de energia renováveis, ou novas tecnologias que possibilitem a limpeza dos rios e a reutilização dos resíduos está no seio de uma mudança que torna a sustentabilidade aplicada às cidades.Sustentabilidade na Vida Urbana
A sustentabilidade se perfaz em diversos níveis. O maior deles é o que infere às macroestruturas político-econômicas. Alguns fatores podem contribuir fortemente para a própria sustentabilidade. Entre os quais os de ordem política: com medidas incentivadoras, por exemplo, ao biocombustível, não somente ao seu desenvolvimento técnico, mas também a sua aplicação nas camadas sociais diversas.
No nível econômico, pode-se aplicar os conceitos de sustentabilidade aplicada às cidades como: gestão ambiental para empresas e indústrias, a utilização de matérias-primas renováveis, a adequação a um processo de reaproveitamento e reciclagem, etc. Ater-se sempre as novidades sobre o tocante podem ser um significativo meio de adesão as práticas do desenvolvimento sustentável.
Outra área de altíssimo valor as questões ambientais nas cidades é sem dúvida o social, a participação individual e coletiva, como a criação de aterros sanitários que aproveitem a energia do consumo local, ou o uso de placas solares, energia eólica, ou até mesmo a habitação em locais projetados para serem sustentáveis, como no caso da arquitetura e da construção civil especializada.
Obviamente, a preocupação na adoção de medidas sustentáveis é imediata, e reflete diretamente em todo o futuro da vida urbana.
Esta por sua vez conta com uma reeducação grande, que incluem todas as estruturas do sistema (ambientais, sociais, financeiras, políticas), e que se perfazem tanto em grandes investimentos, como em tratamento de rios e canais já degradados, quanto em pequenas atitudes como a preferência pelas marcas que se aderem às preocupações ambientais.